Bridgestone explica como fazer a leitura dos pneus

Bridgestone explica como fazer a leitura dos pneus

3 Flares Twitter 0 Facebook 3 Filament.io 3 Flares ×

Os pneus são confeccionados com tecnologias distintas. E são elas que os tornam diferentes entre si. Por esta razão, todos eles apresentam ao consumidor um “DNA”, que contém as características do produto. São as combinações de letras e números presentes em suas laterais. Elas indicam características como dimensões, tipo de construção, características de desempenho e até data de fabricação daquele componente.

Para explicar melhor como estas características são apresentadas ao consumidor, a Bridgestone exemplifica uma leitura dos pneus, utilizando seu recente lançamento para o segmento rodoviário, o Bridgestone R268 295/80R22,5. A combinação de letras e números de sua lateral apresenta as seguintes informações:

Bridgestone explica como fazer a leitura dos pneus

Bridgestone explica como fazer a leitura dos pneus

Bridgestone – nome do fabricante

R268 – denominação comercial do produto

295 – largura nominal do pneu em milímetros

80 – altura da seção do pneu (80% da medida da largura nominal do pneu)

R – tipo de construção “Radial”

22,5 – diâmetro do aro em polegadas

152 / 148 (carga) – índice de carga (o pneu pode suportar 3.550 kg em rodado simples, um único pneu em cada ponta de eixo / significa que o pneu pode suportar 3.150 kg em rodado duplo, dois pneus em cada ponta de eixo)*

M – símbolo de velocidade (velocidade máxima de 130 km/h)*

Além desta indicação, encontramos um número de série composto de 11 dígitos em seguida à palavra “DOT” (que identifica o “Department of Transportation” dos EUA e que instituiu este tipo de marcação). Os quatro últimos dígitos deste número identificam a data de fabricação do pneu: 4812 – data de fabricação (Ex.: 48ª semana de 2012).

Conhecendo estas informações, fica mais fácil para o motorista ou frotista encontrar o pneu ideal para o seu veículo, de acordo com a aplicação e o tipo de carga que irá transportar.

Share